São várias, e de diferentes quadrantes, as reacções que têm surgido à notícia da morte de Alfredo Quintana, guarda-redes do FC Porto e da selecção portuguesa de andebol, que sucumbiu nesta sexta-feira a uma paragem cardiorrespiratória.
“Contando com diversos reconhecimentos individuais no palmarés, Quintana distinguia-se também pelas qualidades humanas, com destaque para a alegria com que contagiava todos os que acompanhavam o seu percurso. A perda tão dura e inesperada do Homem, mais ainda do que a do atleta, deixa enlutado o FC Porto, que transmite as mais sentidas condolências aos amigos e à família do Alfredo Quintana”.
Excerto do comunicado do FC Porto
Até sempre, Alfredo Quintana. pic.twitter.com/zWuMKspBFe
— Portugal (@selecaoportugal) February 26, 2021
“Sem palavras. Há notícias que não devíamos ter. O Alfredo Quintana deixou-nos de forma abrupta. Não merecia. Não é justo. Deixa de estar em campo, mas nunca deixará de estar na memória de todos os que o acompanharam.
Miguel Laranjeiro, presidente da Federação Portuguesa de Andebol
“Nunca imaginei que fosse por um motivo destes que falaria do Alfredo Quintana. Não tenho palavras que possam explicar o que sinto. Só me ocorre pensar que a grandeza, mas também a vulnerabilidade enquanto humanos não tem limites. Custa-me imaginar que já não estará entre nós para continuar a deixar rasto neste novo caminho.”
Paulo Pereira, seleccionador português de andebol
“O Sport Lisboa e Benfica endereça as mais sentidas condolências à família e amigos de Alfredo Quintana, bem como ao FC Porto e à Federação de Andebol de Portugal, após a notícia que deixou consternado o universo desportivo português. Este é um momento para homenagear um atleta de excelência que sempre deu tudo pelas camisolas que envergou. Ficam o seu exemplo e forte espírito desportivo.”
Comunicado do Benfica
“O desporto fica hoje mais pobre. O Sporting envia as mais sentidas condolências à família, amigos e toda a família portista. Até sempre, Alfredo Quintana.”
Publish do Sporting nas redes sociais
São estas notícias que nunca queremos receber. O gigante Alfredo Quintana deixou o desporto e o mundo mais pobres. Deixamos uma palavra de conforto à família, aos amigos e aos colegas do FC Porto e da Seleção Nacional. A perda é irreparável. pic.twitter.com/8VPzTmgiIS
— Pedro Proença (@PresidenteLPFP) February 26, 2021
”É com sentimento de profundo pesar que tomo conhecimento do falecimento do Alfredo Quintana, um símbolo da nossa selecção nacional de andebol. À sua família, ao FC Porto e à Federação de Andebol de Portugal (FAP), aos seus amigos e admiradores, envio as minhas condolências por esta perda irreparável.”
João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto
“O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa lamenta a morte do guarda-redes da selecção nacional de andebol Alfredo Quintana (…) O andebol e o desporto português ficam mais pobres com esta partida precoce que a todos consterna. O Presidente da República apresenta à família enlutada, ao FC Porto e à Federação de Andebol de Portugal as mais sentidas condolências.”
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República